Primeiro, vamos saber para que ela vá servir realmente, em uma definição rápida para agora seria: fazer a boquilha apitar pra sair o som no sax.
Como disse... Isso foi uma definição rápida, o que realmente acontece é que quando você assopra faz a palheta vibrar e produzir o som e o ar leva esta vibração para todo o instrumento, conforme o as chaves apertavas, fazem o som passar ou não por determinado local, assim fazendo as diferentes notas musicais.
Existem várias numerações nas palhetas, sendo que quanto menor a numeração dela, menor o esforço no sopro para produzir o som, pois ela é mais dura e ‘pesada para assoprar’.
Por que alguém quer uma palheta dura então?!
Resposta: Pelo fato que na boca quando você assopra, muitos músculos são utilizados, quando feito isso regularmente eles ficam cada vez mais fortes, e com isso uma palheta muito leve irá causar um som ardido (literalmente um apito, que é uma coisa péssima para qualquer saxofonista, mesmo com tudo certo, boquilha e palheta no lugar certo, tunel no corpo do sax...).
Mas... Do que é feito a palheta? Madeira mesmo?
Na verdade a palheta não é feito de madeira... Bom... Pelo menos não de um carvalho ou um pinheiro, mas sim feita do bambu. Porém, com estudos e testes conseguiram criar uma nova classe de palheta, as de fibra (como a Fibrasell – palheta da foto) e também palhetas de plástico – Sim! Plástico mesmo!)
As palhetas mais comuns e utilizadas são as de bambu, porém, vamos entender o motivo:
- Palhetas de Bambu: Som mais fiel ao saxofone, muitos utilizam juntamente com a boquilha de massa (para deixar o som mais escuro e gostoso de ouvir por tempo mais longo, bom para casamentos).
- Palhetas de Fibra: se encaixam melhor nas boquilhas de metal, assim obtendo um com mais brilhoso e aberto. (bom para baladas e lugares mais agitados)
- Palheta de plástico: Eu mesmo não aconselharia alguém a comprar e a utilizar, eles fazem o som do sax soar como a de um pato, não quer que seu som seja confundido com um pato não é mesmo?!
Mesmo assim, nada o impede de utilizar uma palheta de fibra ou plástico em uma boquilha de massa, ou fazer algum outro tipo de mix, boquilha de metal com bambu ou outro tipo ainda de palheta, é bem divertido fazer isso, perceber como o som muda, mas sim, algumas palhetas têm o preço mais salgado que outras.