* Toque cada nota da escala de C articulando com ta-te-ti-to-tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...... mantendo o som por pelo menos 10 segundos Depois de dois dias, aumente para 15 segundos. Depois de mais dois dias, tente manter o sopro por 20 segundos.
*Procure exercícios de respiração
*POLEGAR ESQUERDO - Exercícios: neste exercícios você vai usar somente as notas Mi, Sol e Lá !
faça o seguinte exercício:
Posicione os dedos para a nota Mí da primeira oitava. Mantendo o sopro de uma nota longa, (sopre por 10 a 15 segundos, pelo menos), abra uma freesta no furo do polegar esquerdo - apenas o polegar esquerdo será usado - deixando abrir apenas 1/4 ou 1/3 do furo, de forma que o som se trasnformará no mí da segunda oitava. Faça isso várias vezes durante os 10 a 15 segundos ( Mi1,Mi2,Mi1,Mi2,...,Mi1,Mi2 - o número após a nota representa a oitava).
Repita esse exercício com as notas Sol e Lá ! Repita o exercíco pelo menos 10 vezes em cada nota. Vá memorizando os posicionamentos.
Como incremento ao exercício anterior, entre cada uma das notas, toque a nota ré da segunda oitava - ou seja: no Mí por exemplo - toque o Mi1, Ré2, Mí2, Ré2, Mi1 ( o n° representa a oitava) - Faça a mesma coisa com as notas Sol e Lá !
*Normalmente com a intensidade de sopro da nota E2 pode-se tocar até o Bb2
* Você está respirando muitas vezes no meido de uma frase. Normalmente quando tocamos músicas que o povo conhece, respiramos nos mesmos pontos em que uima pessoa cantando respira !
Às vezes eliminanos alguns pontos de respiração !
* Faça o exercício de notas longas na flauta doce, mas da seguinte forma:
Faça a escala de Dó, nas duas oitavas.
Em cada nota você pronunciará as articulações:
ta-te-ti-to-tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu~~~~~~~~~~
onde ~~~~~é vibrato. Se ficar complicado fazer o vibrato, deixe ele para depois.
Faça isso para cada nota da escala de C.
Depois, faça o mesmo para a escala de C# ( ou Db )
* treine todas as escalas maiores de forma normal
* É necessário ter as escalas na ponta dos dedos - em todos os tons
* É importante conhecer as escalas pentatônicas em todos os tons
* grande parte do aprendizado vem do ouvir ! Por isso é fundamental você escutar muta música tocada na flauta, e também em outros instrumentos.
* É necessário ter a consciência do campo harmônico - em resumo: saber que acorde está sendo tocado e utilizar as notas da escala da tônica do acorde
* Normalmente a criatividade vem como um fruto dos treinamentos e principalmente ouvir exemplos e músicas;